terça-feira, 24 de maio de 2011

Olaudah Equiano

Para mim é um nome tão sonoro que nunca consegui esquecê-lo desde que trombei com ele na Faculdade de Letras. Olaudah Equiano.

Equiano foi o primeiro escravo que teve seus escritos publicados em língua inglesa, em pleno século 18, em pleno Estados Unidos escravista e absolutamente racista. Equiano era um girino contra a maré. Mais um tiquinho sobre Equiano aqui, in English, sorry.

Pensando em Olaudah Equiano (veja que não me canso de repetir o nome dele), pensei em quantas vezes me senti uma girina remando contra a maré. Na opção do casamento civil sem cerimônia religiosa. Na opção de  largar um empregão para ser mãe pelo menos em meio horário. Na opção de colocar meu curso técnico no fundo do armário e, junto com ele, uma provável faculdade de Engenharia, assumindo assim uma faculdade menos glamourosa. Na opção de privilegiar experiências culturais em detrimento de bens materiais (e viva minha mesa de jantar véia!) E, mais uma vez, pensado em Olaudah Equiano, percebi que não existe direção certa da maré e sim a opção de não me deixar simplesmente ser levada por ela e poder, assim, escolher um caminho. O meu caminho.

Um comentário:

Rejane Cavalcanti disse...

Perfeito, amei!!! Flor seu blog é demais, seus posts são o máximo..adorei!!!! beijos, Re